Powered By Blogger

domingo, 24 de abril de 2011

Dentição dos bebês

Preocupada com a dentição da minha filhota, que agora já começa a aparecer, passei a pesquisar sobre o assunto e descobri que normalmente a estimativa do primeiro dente é aparecer entre 4 e 10 meses – mas  não é uma regra. Alguns bebês podem ter o primeiro dente com 3 meses, e outros podem completar 1 ano sem ter nenhum!!! Portanto, não adianta entrar em pânico!
Os especialistas afirmam que até aproximadamente um ano e quatro meses, a criança deve ter cerca de oito dentes e, no segundo ano, 20.  Se o seu bebê nasceu prematuro, pode demorar um tempinho a mais.

Quando os dentes começarem a nascer, você vai perceber que seu bebê ficará irritado, querendo colocar tudo na boca para aliviar a dor e a coceira.  Uma ótima dica, que vem ajudando muito a minha pequenina são os mordedores...aliviam muito. Existem mordedores de diversos tipos e preços. No início, quando a gengiva ainda está começando a inchar, o ideal são os mordedores mais molinhos, que também são os mais baratinhos. Depois, os mordedores um pouco mais resistentes também funcionam, desde que venham com a superfície com algumas saliências que ajudam o bebê a coçar a gengivinha. Existem alguns que vem com um gelzinho dentro, e são legais pra colocar na geladeira, pois ficam frios e ajudam muito a aliviar a coceira.
Se você acha que seu bebê baba muito, prepare-se pois ele vai babar muito mais!!!! Existem bebês que sofrem bastante com o nascimento da primeira dentição, e podem além de inchaço, algum machucado na gengiva ou sangramento, ter febre. Tenha calma e converse SEMPRE com o pediatra e nem invente de querer medicar por si mesma seu filhote!
Se acontecer de não nascer nenhum dente até seu filhinho completar 1 ano e meio, procure um odontopediatra. Ele pode receitar um exame de raio X para saber se há algo errado e passar um tratamento.
É muito importante desde recém-nascido fazer a higiene da boquinha do bebê, passando a dedeira duas vezes ao dia, para que seu bebê tenha dentes saudáveis.

Fonte: revista Crescer. ( http://revistacrescer.globo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário