Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de junho de 2014

BENEFÍCIOS DOS ANIMAIS NA VIDA DAS CRIANÇAS




Hoje o post inaugura a participação de profissionais parceiros do blog.
É com muita alegria e muita honra que faço esse post, principalmente porque a profissional que vem falar é minha querida amiga, a quem tenho profunda admiração pela dedicação que tem aos animais e na luta em favor do bem estar animal, a Médica Veterinária Mestre e Doutoranda em Ciência Veterinária, Mirella Colaço, que nos presenteou com esse lindo artigo, sobre os benefícios dos animais na vida das crianças.
Aproveitem a leitura!!!! Beijo, Carol. 

















BENEFÍCIOS DOS ANIMAIS NA VIDA DAS CRIANÇAS
Por Mirella Colaço

Segundo a psicologia para que o ser humano se desenvolva de forma saudável, os aspectos orgânico, cognitivo, emocional e social devem estar presentes de forma equilibrada na vida do individuo. A ciência mostra que 30% do desenvolvimento infantil é genético, enquanto que os outros 70% dependem de estímulos externos, tais como brincadeiras.
Uma das atividades mais frequente na vida do animal é o brincar, no caso dos cães, eles adoram correr de pega-pega, buscar a bolinha, cavar e esconder o osso e quando as crianças participam desses momentos aumentam em seu córtex cerebral os impulsos nervosos que irão liberar hormônios que promoverão o equilíbrio orgânico desse individuo, além de estimular as suas habilidades motoras e cognitivas.
Os animais também possibilitam as crianças o aprendizado e a conscientização da responsabilidade com o outro, com a vida, pois os animais possuem necessidades fisiológicas, emocionais, sociais, como nós seres humanos, assim o individuo desde cedo aprende a cuidar e a amar outro ser.
É importante lembrar aos pais, que ao adquirir um animalzinho de estimação, eles também estarão adotando um novo membro para a família que necessitará de alimentação específica cuidados médicos, higienização, momentos de lazer e acima de tudo, amor. Então, antes de qualquer decisão é importante se conscientizar da responsabilidade que irá assumir, para que no futuro não haja arrependimentos e atitudes amorais, como o abandono, as quais além causar sofrimento para o animal originarão exemplos negativos para essa criança que está em formação.

Mirella Colaço
Médica Veterinária Especialista em Acupuntura e Terapeuta Floral
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais
Mestre em Ciência Veterinária – UFRPE
Doutoranda em Ciência Veterinária - UFRPE
Contato: mirella_colaco@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário